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sábado, 4 de agosto de 2012

FluidSIM 3.6 -- Software Comandos Elétricos e CADE SIMU

Software para simulação de Circuitos Pneumáticos, Hidráulicos e Comandos Elétricos com versão em Português.

Essa moderna ferramenta agora está disponível em Língua Portuguesa. Com o FluidSIM você pode desenhar seus circuitos de Pneumática e Eletropneumática ou Hidráulica e Eletro-hidráulica, além de Blocos Lógicos e Diagrama Ladder com toda a facilidade que só um ambiente Windows proporciona. Os símbolos normalizados são extraídos de biblioteca de fácil acesso por um simples “clicar e arrastar”.
Você pode simular o funcionamento de todos os circuitos desenhados, além de acompanhar os valores das principais variáveis envolvidas, tais como: Pressão, Vazão, Posição, etc.
  • FluidSIM 3.6 traz, além dessas, outras funcionalidades e é excelente tanto para e instrutores de treinamento como para prodfissionais de projetos e .
  • FluidSIM é o mais poderoso e preciso software de desenho e simulação para Pneumática, Hidráulica e Comandos Elétricos disponível no mercado mundial
  •  Totalmente Gratuito so baixar e instalar.





  • DOWNLOAD ALTERNATIVO








 CADE SIMU SOFTWARE DE COMANDOS ELÉTRICOS EM PORTUGUES


O CADe SIMU é um software eletrotécnico que nos auxilia na criação de diagramas de comandos elétricos
Incrível: Não é necessário instalação, inicia como arquivo Executável
permitindo realizar a inserção de símbolos encontrados em bibliotecas, desenhar um diagrama e posteriormente realizar a simulação deste projeto. Com uma proposta excelente, o CADe SIMU oferece recursos bastante úteis através de uma interface simples e intuitiva e o melhor: sem custos, um software muito leve (algo em torno de 5Mb) capaz de realizar simulação de circuitos de comandos elétricos. Através dele é possível criar quase todo tipo de circuito elétrico (focado em Comandos Elétricos), desde partida direta de motores até partida de motores com auxilio de soft starter.

Download

Não perca tempo e faça agora mesmo o download deste software que sem dúvidas irá te auxiliar didaticamente ou até mesmo em sua carreira profissional. 




SENHA DE ACESSO DO CADE SIMU : 4962

Video aulas do Cade Simu:

Partida Motor Trifasico



Estrela Triangulo:


    quinta-feira, 19 de julho de 2012

    Como Instalar Cerca Elétrica


    A cerca elétrica é o mais avançado sistema de proteção para residências, empresas, indústrias e sítios, pois impede que o ladrão penetre no local. Também traz benefícios como baixo consumo de energia, maior resistência ao tempo, sendo um produto de total segurança, alta confiabilidade e baixo custo.  Hoje a área de segurança eletrônica é a mais remunerada financeiramente ,sendo um instalador de cerca –  elétrica terá um faturamento muito bom,pois esse ramo cresce a cada dia mais ,a proteção perimetral é impossível ser obstruída o choque é pulsativo não mata as centrais vendidas no mercado são de 8.000 –  10.000 –  12.000  volts ,este tipo de choque repele o invasor ,fazendo com que ele sinta os menbros superiores e  fique sem ação e o susto é grande ! Animais que por ventura encostem na cerca não sofreram choque letal.pois é indiferente o peso do ser humano ou do animal ! 

    Composição do sistema: A cerca é formada pela central de eletrificação, haste terra, cabo de alta tensão,
    hastes de fixação, isoladores, fio de aço inox, bateria, sirene e placas de aviso. 
     
       Centrais de Eletrificação:
     As centrais de eletrificação geram os pulsos de alta tensão. Alimentam-se da energia da rede elétrica com 110 ou 220 volts que carrega uma bateria de 12 volts. Essa energia é convertida em pulsos de 8 a 10 mil volts e baixa corrente, em torno de 0,002 Amperes. Os pulsos são de curta duração e se repetem em intervalos de 60 vezes por minuto, valores integrados dentro das normas internacionais de segurança. 
     
       Haste Terra:
     Responsável pelo bom funcionamento do sistema e pela qualidade dos pulsos elétricos gerados pela central. O terra deve ser de boa qualidade e a haste deverá ter no minímo um metro de comprimento e com diâmetro de 5/8". 

       Cabo de Alta Tensão:
     Tem como função interligar a cerca de aço inox à central. Para realizar esta ligação se fazem necessários dois fios, um que leva a energia até a cerca e outro de retorno. Os cabos utilizados para esta finalidade deverão possuir características técnicas para isolamento minímo igual ou superior à tensão de pulso da central. 
     
       Hastes de Fixação:   As hastes têm a função de sustentar os isoladores e formar a cerca. Devem ter espaçamento pré-definido e recomenda-se que a distância entre as hastes nunca seja superior a 2,5 metros. Podem ser fornecidas em alumínio ou ferro e possuem orifícios para a fixação dos isoladores, espaçados a 17cm entre si. A fixação da haste pode ser feita por meio de parafusos ou chumbada junto à parede. 
     
       Isoladores:
     Têm como objetivo servir de apoio aos fios de aço inox que compõe a cerca, mantendo-os esticados. Os isoladores são feitos de polipropileno, material que proporciona durabilidade e maior capacidade de isolação (15 mil Volts). Os isoladores devem ser presos às hastes por meio de parafusos.  

    Fio de Aço Inox:

    É utilizado para cercar o perímetro ao qual se deseja proteger. Fornecido em rolos de 500 metros, possui diâmetro de 0,5 mm. Também pode ser utilizado arame galvanizado no lugar do fio de aço-inox. Em istalações muito extensas, recomendase o uso de fio com secção superior, pois proporciona maior resistência mecânica e menor resistência elétrica. 
       Bateria:

    Responsável pelo funcionamento da central em caso de falta de energia da rede elétrica. A bateria utilizada neste sistema é do tipo 12V. Alguns modelos de centrais permitem o alojamentos da bateria em seu interior. 
     
       Sirene:
     Tem como função alertar o responsável pelo local de que a cerca foi interrompida ou se encontra aterrada em algum ponto do percurso. Indica uma possível tentativa 
    de invasão ou problema com o sistema. Dessa maneira proporciona maior confiabilidade.

    Placas de Aviso:  
    Indicam a presença da cerca elétrica. Inibem as tentativas de invasão e devem ser postas nas hastes de fixação a cada 5 metros.   Neste curso você ficara apto a instalar uma cerca –  elétrica seja qual for o tamanho ,ira aprender desde a confecção da cerca – elétrica até como adcionar uma discadora a central de shock e quando ouver disparo da mesma irá discar para os telefones pré –programados na discadora, existe também centrais que possuem um setor de alarme para serem colocado sensores infravermelhos e de contato com fio e sem fio !   Os pulsos elétricos proporcionam choques não-fatais. Apesar de serem pulsos de alta tensão, de 8 a 10 mil Volts, possuem baixíssima corrente elétrica, em torno de 0,002Amperes. Os pulsos são enviados ao redor da propriedade em fios de aço inox apoiados em isoladores presentes nas hastes de fixação. Ao tocar o fio o invasor fecha o circuito "fio da cerca - invasor - terra". A eletricidade atravessa seu corpo e ele leva um grande "beliscão". 

    CERCA –  ELÉTRICA

    Kit composto por central eletrônica, sirene, hastes de alumínio e cabos. Ideal para instalação sobre muros e gradis acima de 2,00m. Inibe tentativa de invasores. Consiste em uma cerca com 4, 6 ou 8 filamentos de fios ligados a uma central de choque. 

    EFEITO INIBIDOR PISCOLÓGICO: É constituída por fios de aço inox de alto brilho, sustentados por hastes de alumínio com isoladores em poliéster de fácil visualização o que inibe invasores. Estes fios quando rompidos ou tocados provocam o disparo da sirene, e como opção também podem acionar holofotes e discadoras telefônica.Como fator inibidor este sistema conta ainda com um ingrediente especial: o invasor recebe o pulso de alta tensão (entre 8.000 e 11.000 Volts dependendo do modelo do aparelho) porem de baixíssima amperagem (0,002A). O choque é do tipo pulsativo aplicado a cada 1,2 segundos e dura apenas um milésimo de segundo, isso faz com que a descarga elétrica dê um tranco bem desagradável no invasor, porem o mesmo não corre risco de vida - não é fatal. Isso torna a cerca elétrica o sistema de proteção perimetral mais adequado e muito eficiente. 

    A altura mínima do muro deve ser de 2 metros, as hastes de alumínio são fixadas
    com parafusos e buchas no caso de paredes  e onde for grades de metal pode-se usar parrafusos ou rebites,mantenha as hastes no plumo e depois de fixadas todas as hastes você poderá colocalas em ângulo para dificultar a invasão,os isoladores devem permanecer para o lado de fora do local onde a cerca é instalada (para evitar que retirem os isoladores através do parafuso) deve-se manter as plantas e galhos de arvores afastadas da cerca para evitar disparos falsos.




    quinta-feira, 29 de março de 2012

    FLA Instalações e Montagens Elétricas

    QUEM SOMOS
    A F.L.A Instalações e Montagens Elétricas oferece serviços voltado às indústrias, centros de distribuição, hospitais, universidades, prédios de orgões públicos, condomínios corporativos e shopping centers
    que visam acompanhar os métodos mais modernos e producentes para viabilizá-lo.
    Para tanto, a Empresa possui suporte técnico em constante aprimoramento, investindo na reciclagem
    dos conhecimentos de seus profissionais, treinando e aplicando conceitos administrativos modernos
    no sentido de possuir um trabalho enxuto e dinâmico, possibilitando assim, o oferencimento de um bom
    serviços a um custo satisfatório.



    AREA DE ATUAÇÃO
    Sempre na busca de novos serviços e soluções para seus clientes, a FLA trabalha, com muita energia
     e competência, na seguinte áreas.


    PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

    Eletricidade
    Manutenção Industrial
    Instrumentação
    Montagem de paineis elétricos
    Automação
    Comandos Elétricos
    Instalações Residencial e Predial
    Telefonia


    CONTATO
    Telefone: 55 15 96090375 c/ Felipe Vieira
    55 15 97971527 c/ Airton Vieira

    Email: fla.instalacoeseletricas@gmail.com

    terça-feira, 10 de janeiro de 2012

    Ensinando Elétrica


    Ligação de Motores Elétricos
    Entendendo a Eletricidade
    Nr-1o Segurança em Eletricidade
    Aprenda a usar Multimetro
    Curiosidades e Perguntas
    Motores Elétricos
    Fechamento de motores Elétricos 
    Como Funcionam Lampadas e Reatores
    Conceito Básicos de Eletricidade
    Acionamentos, Contatores, Dijuntores Etc..
    Dispositivos de Comandos
    Simbologia Comandos Elétricos
    Correntes Elétricas
    Abc da Eletricidade
    Elétrostatica
    Diagramas de Comandos Elétricos 
    Automação
    Ligando Lampadas e Tomadas
    Exemplo de quadro de destribuição
    Tipos de Fornecimento de Tensão
    Condutor de Proteção ( Terra )
    Instalação de lampada Flourescente com reator
    Instalaçao de lampadas acionada por fotocelula
    Instalação de tomada com condutor terra
    Curso de eletricidade Predial Basica
    Motores e Comandos elétricos
    Sensores e Fusiveis
    Chave de comando e chave seletoras
    Botoeiras
    Réles temporizados e Relés Ciclicos
    Rele falta de fase
    Réle Térmico resumo básico
    Controles PWM, (CLP e Automação)

    Obs: DE SUA OPNIÃO O QUE ESTA FALTANDO O QUE VOCE LEITOR GOSTARIA DE APRENDER O QUE MAIS PODERIAMOS ESTAR POSTANDO AJUDE NOS E AJUDE-SE \O/

    FECHAMENTO DE MOTORES ELETRICOS

    PESSOAL ESTAREI AQUI POSTANDO OS FECHAMENTOS DE MOTORES ELÉTRICOS EM GERAL SE TIVER ALGUMA DUVIDA POR FAVOR DEIXE UM COMENTARIO!

    Chave magnética para partida série-paralela estrela de motor elétrico trifásico



    Detalhes 220V


    Detalhes 380V


    Detalhes 440V


    Detalhes 660V







    BOM PESSOAL E ISSO AI SE TIVER QUALQUER DUVIDA DEIXE COMENTARIO QUE AGENTE RESPONDE OU ATE MESMO NOSSOS AMIGOS VISITANTES. ATT

    BOM ESTA AI POSTADO O ESQUEMA PARA MOTORES MONOFASICOS 110 V A 220 V
    JA TEM ESSE DE CIMA /\ MAIS VOU DEIXAR MAIS UM PARA AJUDAR!
    Fecha 1,2 e 5 na fase - Fecha 3,4 e 6 no neutro para 110v  -------  Fecha 1,5 em uma fase - Fecha 6,2 e 3 
    Fecha - Liga o 4 na outra fase para 220v

    Diagramas de Comandos Elétricos

    VEJAMOS O DIAGRAMA PRINCIPAL DE UM COMANDO BEM SIMPLES VEJA A FIGURA ABAIXO:
    AGORA VEREMOS O DIAGRAMA DE COMANDO VEJA A FIGURA ABAIXO:
    BOM PESSOAL AGORA VEJAMOS O DIAGRAMA MULTIFILAR POUCO USADO NORMALMENTE ELES VEM EM DIAGRAMAS UNIFILAR MAIS AI ESTA O MULTIFILAR VEJA A FIGURA ABAIXO:
    DIAGRAMA UNIFILAR MAIS COMUN E MAIS USADO EM SIMBOLOGIA DE COMANDOS ELETRICOS VEJA A FIGURA ABAIXO LEMBRANDO QUE TODOS ESSES ESKEMAS SÃO O MESMO SO QUE DE FORMAS DIFERENTES:
    VAMOS AGORA CONHECER AS PRINCIPAIS SIMBOLOGIA DO COMANDOS ACIMAS MOSTRADOS
    AGORA MOSTRAREI UM DIAGRAMA COMUN DE INVERSOR DE DO MOTOR MONOFASICO MUITO SIMPLES E FACIL DE FAZER VEJA AS FIGURAS ABAIXOS EM VARIOS DIAGRAMAS: DIAGRAMA PRINCIPAL:
    DIAGRAMA DE COMANDO:
    SEG.
    LIGAÇÃO SUBSEQUENTE AUTOMÁTICA DE MOTORES 1. Objetivo Ligar o motor M1 e após um determinado tempo, acionar o motor M2 utilizando um relé temporizado. 2. Introdução Teórica Na ligação subseqüente de motores, podemos acionar uma esteira, ponte rolante ou um sistema automático industrial, a fim de desenvolver um produto determinado. No caso de uma esteira o acionamento é dado por três motores M1, M2, M3. Se um dos motores é desligado por exemplo, devido a sobrecarga, todos motores à frente deste, no sentido de condução, serão desligados; é interrompido o fornecimento de carga à esteira, enquanto os motores montados anteriormente continuam a funcionar, transportando a carga até o descarregamento desta esteira. VEJAMOS O DIAGRAMA PRINCIPAL:
    DIAGRAMA DE COMANDO:
    INVERSÃO DO SENTIDO DE ROTACÃO 1. Objetivo Comando de um motor nos dois sentidos de rotação. 2. Introdução Teórica A reversão automática utilizada para motores acoplados à máquina que partem em vazio ou com carga, esta reversão pode-se dar dentro e fora do regime de partida. A sua finalidade dentro de determinados processos industriais tem-se necessidade da reversão do sentido de rotação dos motores para retrocesso do ciclo de operação, como o caso de esteira transportadora. Os contatos para o movimento a direita e para a esquerda, estão intertravados entre si, através de seus contatos auxiliares (abridores) evitando assim curto - circuitos. DIAGRAMA PRINCIPAL:
    DIAGRAMA DE COMANDO:
    LIGAÇÃO DE UM MOTOR TRIFÁSICO EM ESTRELA E TRIÂNGULO 1. Objetivo Ligação em estrela e triângulo. 2. Introdução Teórica Sempre que possível, a partida de um motor trifásico de gaiola, deverá ser direita, por meio de contatores. Deve ter-se em conta que para um determinado motor, as curvas de conjugados e corrente são fixas, independente da dificuldade da partida, para uma tensão constante. Nos casos em que a corrente de partida do motor é elevada podem ocorrer as seguintes conseqüências prejudiciais: a. elevada queda de tensão no sistema da alimentação da rede. Em função disto provoca a interferência em equipamentos instalados no sistema. b. o sistema de proteção (cabos, contatores) deverá ser superdimensionada ocasionando um custo elevado. c. a imposição das concessionárias de energia elétrica que limitam a queda da tensão da rede. Caso a partida direta não seja possível devido aos problemas citados acima, pode-se usar sistema de partida indireta para reduzir a corrente de partida. Em alguns casos ainda, pode-se necessitar de um conjugado de partida alto, com corrente de partida baixa, deve-se neste caso escolher um motor de anéis. 3. Partida de Motores com Estrela – Triângulo É fundamental para a partida com a chave estrela - triângulo que o motor tenho a possibilidade de ligação em dupla tensão, ou seja, em 220 / 380V , em 380/660V ou 440/760V . Os motores deverão ter no mínimo 6 bornes de ligação. A partida estrela- triângulo poderá ser usada quando a curva de conjugados do motor é suficientemente elevada para poder garantir a aceleração da máquina com a corrente de partida na ligação - triângulo. Também a curva do conjugado é reduzida na mesma proporção. Por este motivo, sempre que for necessário uma partida estrela - triângulo, deverá ser usado um motor com curva de conjugado elevado. Os motores WEG, têm alto conjugado máximo de partida, sendo portanto ideais para a maioria dos caso, para uma partida estrela - triângulo. Antes de se decidir por uma partida estrela- triângulo, será necessário verificar se o conjugado de partida será suficiente para operar máquina. O conjugado resistente da carga não poderá ultrapassar o conjugado de partida do motor (veja figura 2.4), nem a corrente no instante da mudança para triângulos poderá ser de valor inaceitável. Existem casos onde este sistema de partida não pode ser usado, conforme demonstra a figura 2.5. Na figura 2.5. temos um alto conjugado resistente Cr. Se a partida for em estrela, o motor acelera a carga até a velocidade, ou aproximadamente até 85% da rotação nominal. Neste ponto, a chave deverá ser ligada em triângulo. Neste caso, a corrente, que era de aproximadamente a nominal, ou seja, 100%, salta repentinamente para 320%, o que não é nenhuma vantagem, uma vez que na partida era de somente 190%. Na figura 2.6. temos o motor com as mesmas características, porem o conjugado resistente CR é bem menor. Na ligação Y , o motor acelera a carga até 95% da rotação nominal. Quando a chave é ligada em   , a corrente que era de aproximadamente 50%, sobe para 170%, ou seja, praticamente igual a da partida Y. Neste caso a ligação estrela - triângulo apresenta vantagem, porque se fosse ligado direto, absorveria da rede 600% da corrente nominal. A chave estrela - triângulo em geral só pode ser empregada em partidas da máquina em vazio, isto é, sem carga. Somente depois de ter atingido a rotação nominal, a carga poderá ser aplicada.
    Esquematicamente, a ligação estrela - triângulo num meter para uma rede de 220V é feita de maneira indicada na figura acima notando-se que a tensão por fase, durante a partida é reduzida para 127V. DIAGRAMA PRINCIPAL:
    DIAGRAMA DE COMANDO:
    DIAGRAMA UTILIZANDO UMA CARGA TRIFASICA COM LAMPADAS:
    COMANDO AUTOMÁTICO POR CHAVE COMPENSADORA (AUTO - TRANSFORMADOR) 1. Objetivo - comando por chave compensadora. 2. Introdução Teórica 3. Partida por Auto – Transformador Este modo de partida se aplica igualmente aos motores de forte potência, aos quais ele permite dar a partida com características mais favoráveis que obtidas com partida por resistência, isto devido ao fato de proporcionar um conjugado de partida mais elevado, com um pico de corrente mais fraco (reduzido). A partida se efetua geralmente em dois tempos: 1º tempo : Alimentação do motor sob tensão reduzida, por intermédio de um auto - transformador. Desprezando-se o valor da corrente magnetizante, o pico e o conjugado na partida são reduzidos, ambos proporcionalmente ao quadrado da relação de transformação (enquanto que, na partida por resistências, o pico de corrente só é reduzido na simples relação de redução da tensão). As chaves compensadoras (partida por auto - transformadores) são previstas para um pico de corrente e um conjugado na partida, representando 0,42 ou 0,64 dos valores em partida direta, conforme o tap de ligação do auto - transformador dor 65% ou 80%, respectivamente. O conjugado motor permite atingir assim um regime elevado. 2º tempo: Abertura do ponto neutro do auto - transformador e conexão do motor sob plena tensão o qual retoma suas características naturais (fig. 03). Curvas características velocidade - conjugado e velocidade - corrente (valores indicado em múltiplos valores nominais). Corrente de Partida : Se, por exemplo, um motor na partida direta consome 100A , com o auto - transformador ligado no tap de 60% (0,6), a tensão aplicada nos bornes do motor é 60% da tensão da rede. Com a tensão reduzida a 60%, a corrente nominal (In) nos bornes do motor, também é apenas 60%, ou seja, 0,60 x 100 = 60A. A corrente de linha (I ) , ( antes do auto - transformador) é dada por :
    O momento de partida é proporcional ao quadrado da tensão aplicada aos bornes do motor, no caso do exemplo ele é 0,6 x 0,6 = 0,36 ou seja, aproximadamente 1/3 do momento nominal, como na chave estrela - triângulo. No tap de 80% teríamos um momento de 0,8 x 0,8 = 0,64, ou seja, aproximadamente 2/3 do momento do motor. Neste caso a corrente de linha seria: VEJA O DIAGRAMA PRINCIPAL:
    DIAGRAMA DE COMANDO?
    COMANDO AUTOMÁTICO PARA DUAS VELOCIDADES ( DAHLANDER) 1. Objetivo - diagrama de comando - variação de velocidade 2. Introdução Teórica Variação de velocidade do motor Consegue-se variar a velocidade de rotação quando se trata de um motor de rotor bobinado. Pode-se lançar mão de varias soluções para variar a velocidade do motor. As mais comuns são: • Variação da intensidade rotórica da corrente, de modo a se obter variação no desligamento. A energia correspondente ao deslizamento é recuperada e devolvida à rede após retornarem as características de ondulação na freqüência da rede, o que é conseguido com o emprego de uma ponte de tiristores; - Variação da freqüência da corrente; • Introdução de resistências externas ao rotor (reostato divisor de tensão) para motores de pequena potência. Escolha do Motor Para a escolha do motor pode-se observar o que indicam as tabelas 6.2. e 6.3. TABELA 6.2. - Escolha do motor levando em conta a velocidade.
    DIAGRAMA PRINCIPAL:
    DIAGRAMA DE COMANDO:
    COMANDO AUTOMÁTICO PARA COMPENSADOR COM REVERSÃO 1. Objetivo - ligação de uma chave compensadora com reversão. 2. Introdução Teórica Sistema de comando elétrico que permite a partida de motores com tensão reduzida e inversão do sentido de rotação. É utilizado para reduzir o pico da corrente nos motores da partida. DIAGRAMA PRINCIPAL:
    DIAGRAMA DE COMANDO E AUXILIAR:
    COMANDO AUTOMÁTICO ESTRELA – TRIÂNGULCOM REVERSÃO 1. Objetivo - ligação estrela - triângulo com reversão. 2. Introdução Teórica Sistema de comando elétrico que possibilite a comutação das ligações estrela para triângulo, permitindo ainda a inversão dos sentidos de rotação do motor. DIAGRAMA PRINCIPAL:
    DIAGRAMA DE COMANDO E AUXILIAR:
    COMANDO AUTOMÁTICO PARA DUAS VELOCIDADES COM REVERSÃO ( DAHLANDER ) 1. Objetivo - ligação Dahlander com reversão. 2. Introdução Teórica É um sistema de comando elétrico aplicado a um motor com enrolamento único tipo Dahlander. Suas pontas de saída permitem ligação em comum pólos, ou yy com n/2 pólos, possibilitando a obtenção de 2 velocidades diferentes, bem como duplo sentido de rotação tanto para V1 como em V2 DIAGRAMA PRINCIPAL:
    ESTA FALTANDO O DIAGRAMA DE COMANDO \O/ JAJA VOU POSTAR!
    Aguarde estamos preparando novas postagens!!!!

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